O
Doutor Pinguim.com surgiu da idéia de alguns estudantes de Medicina em criar um site aonde pudessem publicar seus trabalhos e entreter seus colegas com um conteúdo relacionado às faculdades e suas turmas.
Como os idealizadores não tinham nenhum conhecimento técnico para montar um site, em Novembro de 1.999, as pesquisas começaram. Livros, sites da área e consultas a amigos do curso de informática fizeram com que o primeiro passo do projeto fosse dado.
Após seis semanas de tentativas e erros, surgiu o primeiro esboço do que viria a ser o portal doutorpinguim.com. “Tínhamos muitas idéias mas não sabíamos como colocá-las na internet, foi um curso de informática forçado nas férias”, conta um dos fundadores do site.
No final de Dezembro de 1.999, a equipe trabalhou e aprendeu bastante. Com o projeto completo no papel e algo que chamavam de “site rascunho” na tela do computador, a consultoria começou.
Alguns convidados conheceram o projeto em primeira mão e deram suas opiniões profissionais. “A idéia é ótima mas o site tem muito a melhorar, é melhor vocês serem médicos mesmo” disse na época o publicitário Rafael Reis, nosso atual consultor de marketing.
Em Janeiro de 2.001, após muitos acertos e reformas, os criadores do site colocaram no ar o doutorpinguim.com. O site surpreendeu com seu conteúdo científico, seus serviços e suas várias seções de grande utilidade para os estudantes de Medicina e da área da saúde, além das áreas de entretenimento.
O conteúdo e as seções aumentaram, tendo muito mais participação e publicações dos estudantes, concretizando assim, uma interatividade com os visitantes que a equipe sempre julgou necessária, mantendo assim as metas iniciais do projeto.
Essas características proporcionaram um sucesso rápido e crescente. Em poucos meses, o site recebeu um grande número de visitas de estudantes de todo Brasil o que motivou a equipe a trabalhar ainda mais, descobrindo novos meios tecnológicos e novas áreas de interesse para os visitantes.
Estatísticas mostraram que estudantes e médicos se tornaram usuários fiéis do, então ainda site, doutorpinguim.com. No final de 2.001, enfim, o doutorpinguim.com se consolidou como um portal fazendo jus ao slogan “portal médico universitário”.
Ao mesmo tempo, a equipe, formada em sua maioria por universitários e instruída por médicos e profissionais da saúde, cresceu e um novo projeto para o portal começou a ser desenvolvido.
Em Maio de 2.002, a equipe resolveu se reunir e remontar a estrutura do portal para melhor atender o exigente público. Foram dois meses de pesquisa e revisão para a “reforma” começar a ser realizada. Com todas as mudanças no papel e muitas a serem testadas na prática, a confecção do novo doutorpinguim.com começou. Foram seis meses de trabalho com a integração da equipe de tecnologia e da equipe de conteúdo para conseguir o resultado planejado.
Com o lançamento da nova estrutura, no Aniversário de dois anos do site, em Janeiro de 2.003, o doutorpinguim.com, portal médico universitário, pretende proporcionar aos acadêmicos e profissionais da saúde, a mesma qualidade conquistada, com uma estrutura tecnológica ainda melhor e uma equipe ainda mais empenhada, sempre buscando excelência em Saúde e internet.